29.4.07

Dr. Portugal e o Melhor Tirador de Cerveja

Não é novidade que, em Portugal, muitas das nobres personalidades deste cantinho à beira-mar plantado, adoptaram como primeiro nome Dr. ou Eng. O título académico agora ainda mais na berra, com o caso da licenciatura do PM português, está na moda e o que ousar não se dirigir a uma dessas personalidades sem essa muleta está sujeito a ser julgado por cometer um ultraje a tão digno representante da classe dos Dr.'s ou Eng.'s. Apesar de alguns considerarem um preciosismo certo é que, de facto, e na maioria dos casos, este título académico é sustentado por um diploma, conseguido, no final de uma licenciatura. O bom senso assim o diz, embora hoje em dia, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e 1+1 nem sempre são dois. Os diplomas variam de instituição para instituição, há quase para todos os gostos, os meus preferidos são os que estão em latim e os licenciados nem sequer percebem uma só letra a não ser o seu próprio nome. Muitos já se dissertaram sobre a beleza estética desse diploma numa parede, de preferência numa moldura, e ainda hoje não raras vezes, esse objecto símbolo de um estatuto, de um primeiro nome, aparece, frequentemente, num dos gabinetes desses senhores Dr.'s ou Eng.'s.
Se é verdade que esses diplomas são únicos e intransmissíveis, há outros em Portugal que se tranformaram numa espécie de souvenir para oferecer ao Melhor Namorado, à Melhor Mãe, ao Melhor Pai, ao Melhor Cão, ao Melhor Gato, ao Melhor Piriquito e ao Melhor... Tirador de Cerveja. Percebo a surpresa! Mas a verdade é que na praia de Mira, num estabelecimento comercial virado para o mar, o proprietário ostenta um título que jamais tinha visto. Ao Melhor Tirador de Cerveja, descreve o dito diploma. E atesta o documento que o proprietário é o Melhor Tirador de Cerveja do Mundo. As qualidades do senhor Tirador de Cerveja foram de facto comprovadas, mas também é certo que a engenharia de manusear uma máquina de finos não parece uma ciência difícil. Contudo, tal juízo é posto em causa quando o proprietário tem não um, mas dois diplomas de Melhor Tirador de Cerveja. Ora, agora qualquer leitor pode invocar o "Ver para crer" que dá sempre jeitos nestas descrições inusitadas. Pois há uma prova do que é descrito neste texto, mas por razões várias aguardo que a mesma me chegue às mão, ficando a promessa eleitoral de que essa será exibida neste blog.
Este episódio fez-me reflectir sobre a necessidade de ter um diploma, nem que seja de Melhor Tirador de Cerveja, o importante é que cada um invista na sua formação e se dê a si próprio uma nova oportunidade seja como Melhor Contador de Degraus, Melhor Lava Copos ou Melhor Cortador de Relva. A este investimento, acresce também a necessidade de continuarmos a tentar obter lugares ímpares no Guiness Book. Assim se faz uma grande Nação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Quem isto escreveu, nunca uma cerveja mal tirada bebeu!